Chimoio - O Distrito de Gondola já inscreveu o seu nome na galeria dos grandes vencedores da XXXIII edição do Festival Provincial dos Jogos Desportivos Escolares, evento coorganizado pelos distritos de Chimoio e Vandúzi neste ano de 2026. A seleção masculina de andebol bateu toda a concorrência e ergueu com orgulho a medalha de ouro.

A consagração máxima surgiu após uma finalíssima de cortar a respiração, disputada no pavilhão multiúsos da Escola Secundária Samora Machel, na Cidade de Chimoio.

Brilho de "Khonga" guia Gondola ao topo do pódio

Num braço de ferro eletrizante e pautado pelo equilíbrio tático até ao último segundo, os pupilos comandados pelo técnico Eduardo Sakhonga (carinhosamente tratado no meio desportivo por Dua Sakhonga) venceram a sua similar de Machaze pelo apertado marcador de 25-23.

Com uma exibição coletiva irrepreensível, onde a entreajuda e a eficácia defensiva falaram mais alto nos momentos de maior pressão, a equipa de Gondola soube anular as principais armas do adversário para carimbar o triunfo histórico.

O único ouro de Gondola no Festival

Esta conquista reveste-se de uma importância ainda maior para a comitiva de Gondola. O troféu arrecadado pela armada do andebol masculino representou o único ouro conquistado pelo distrito nesta edição do festival escolar provincial, que encerrou oficialmente as suas atividades no último sábado, dia 30 de Maio.

Com este desfecho, o andebol masculino de Gondola reafirma o seu estatuto de potência regional na formação de base e encerra a sua participação na prova com chave de ouro, deixando uma promessa de futuro brilhante para as competições nacionais que se avizinham.

Por: Alferro